Afinal, como funciona a internet de fibra ótica e porque optar por ela?

Afinal, como funciona a internet de fibra ótica e porque optar por ela?

Você já deve ter ouvido falar em internet de fibra óptica pelo menos uma vez, não é mesmo? Essa tecnologia tem substituído os fios de cobre para melhorar a transmissão dos dados digitais. Os cabos de fibra óptica são feitos de vidro ultrapuro envolvido com duas camadas de plástico bem flexível, uma de refração e outra de revestimento.

Esses cabos são finos como um fio de cabelo humano. Os sistemas que são baseados em fibra óptica levam bilhões de bits de dados digitais ao longo de grandes distâncias. A luz que atravessa o cabo trazendo informações é refletida no interior da fibra óptica com mais rapidez e qualidade. Por isso, ela é considerada uma tecnologia superior às outras convencionais.

Confira, neste artigo, as vantagens da internet de fibra óptica. Boa leitura!

MAIS SEGURANÇA NO SINAL

A fibra óptica não superaquece como o cobre e também não sofre interferência pelo vento, chuva ou outros fatores ambientais — o que diminui o risco de incêndio e interferências. Dessa forma, o sinal é transmitido com menor degradação dos fios e, como resultado, oferece uma conexão estável.


Além disso, outro detalhe importante é que a fibra óptica tem uma área de cobertura maior. Já na fiação de cobre os efeitos da perda de sinal são sentidos a partir de 100 metros, com o sinal luminoso eles só são percebidos depois de 40 quilômetros.


A segurança e privacidade dos dados transmitidos na internet de fibra óptica também é bem maior. Um cabeamento elétrico é mais fácil e barato de ser interceptado do que o de fibra óptica. Uma vez que a luz não tem como sair do fio, é mais difícil que alguém consiga acessar os dados transmitidos.


MATÉRIA PRIMA EM ABUNDÂNCIA

A matéria prima para a fabricação da fibra óptica, a sílica, é um material básico para a indústria de vidro, cerâmicas, construção, entre outros. Trata-se de um material facilmente encontrado na crosta terrestre, logo, é muito mais abundante do que os metais e o custo de produção é bem menor. Com o aumento da procura de internet de fibra óptica, os custos tendem a diminuir, sem contar a menor necessidade de manutenção.


FACILIDADE NA HORA DA INSTALAÇÃO

Quem nunca sofreu com uma instalação que era pra ser fácil e simples mas acabou se tornando um problema? Isso pode ocorrer por várias razões como falta de espaço para passar os cabos, corredores de passagem que podem prender o cabo, entre outros. Essa dor de cabeça gera estresse e perda de tempo com algo que deveria ser facilmente resolvido.


Hoje em dia, os técnicos já estão mais à vontade com esse tipo de tecnologia. Os cabos de fibra óptica são mais fáceis de transportar e manipular, por serem mais leves e menores do que os cabos tradicionais de cobre. Os cuidados durante a instalação estão relacionados ao corte do fio, para não danificar o núcleo de vidro, e à limpeza de qualquer sujeira que possa atrapalhar a transmissão do feixe de luz.


MENOS DETERIORAÇÃO

Muitas pessoas pensam que, devido aos fios de fibra óptica terem vidro na sua composição, eles são mais frágeis. Na verdade, eles são menos vulneráveis a deterioração e mais duráveis graças à sua tecnologia inovadora. A sílica ultrapura é um material extremamente resistente.


Para você ter uma noção, o vidro contido na fibra óptica é capaz de aguentar pressões enormes e altas temperaturas. Sem contar que ela tem a resistência à tração de 42 toneladas por centímetro quadrado. Isso coloca esse tipo de fio a frente dos utilizados normalmente.


MENOS INCIDÊNCIA DE INTERFERÊNCIAS ELETROMAGNÉTICAS

As instalações que usam o cabo de cobre sofrem interferência com a emissão de energia eletromagnética, que acontece quando um campo magnético surge por causa da eletricidade. Isso gera a Interferência Eletromagnética (EMI), que com o tempo pode danificar os aparelhos eletrônicos e dificultar a comunicação.


Já com a internet de fibra óptica, você não tem esse tipo de problema. Os cabos estão imunizados a esse tipo de interferência, uma vez que o seu material é feito basicamente por vidro e a transmissão de dados é feita por meio da luz, que tem a velocidade maior do que qualquer onda.


POSSIBILIDADE DE TRANSPORTAR IMENSAS QUANTIDADES DE INFORMAÇÕES

Para você ter uma ideia, enquanto que um par de fibras óticas consegue transportar cerca de 2,6 milhões ou até mais de chamadas telefônicas de uma vez, um cabo de cobre para conseguir a mesma capacidade, precisaria ter um diâmetro de 6 metros. Isso foi só um exemplo da capacidade que a fibra óptica tem.


É terrível quando em uma determinada situação você depende da internet — para realizar um trabalho acadêmico ou uma reunião por videoconferência na sua empresa, por exemplo — e a sua rede não é boa. Por isso, ter uma conexão confiável é essencial. Nesse cenário, a internet de fibra óptica é a melhor opção.


Com fios de diâmetro de um fio de cabelo, você tem maior velocidade na hora de acessar a internet, postar fotos nas suas redes sociais, baixar arquivos e assistir às suas séries e filmes preferidos. Assim como para diversas outras situações em que você precisa de boa velocidade na transferência de dados de voz e imagem.


Fonte: https://blog.intnet.com.br/afinal-como-funciona-a-internet-de-fibra-optica-e-porque-optar-por-ela/

Navegue, transmita, converse e jogue em alta velocidade Veja os planos disponíveis.